Presidentes da Agesan-RS e da Corsan debatem temas do saneamento

Ontem (7), o presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) e prefeito de Rolante, Pedro Rippel, participou de reunião com o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Roberto Barbuti. O encontro teve como pauta o reajuste tarifário, previsto contratualmente, que corrige anualmente as tarifas. A ação resultará no acréscimo nos valores das tarifas com base em uma cesta de índices, que consiste, aproximadamente, na reposição da inflação.


Outro tema debatido foi a revisão tarifária da base de ativos. “Na análise de 2019 ela não estava atualizada. Agora, com mudanças contratuais, será ajustada, até mesmo por modificar a composição dos ativos da Companhia”, resume Rippel. A desestatização da Corsan também foi comentada. Barbuti explicou que o assunto será debatido com representantes dos municípios e descreveu como o processo deverá acontecer.


Rippel também aproveitou a reunião para fazer algumas cobranças referentes ao esgotamento sanitário nas cidades reguladas pela Agesan-RS, entre elas Rolante, que tem um projeto de esgotamento sanitário para levar o serviço para aproximadamente 60% do município. A cidade passa por dificuldades de operacionalização, geradas pelo período em que as obras estão paradas, aumentos da inflação, entre outras. “Por isso, é necessário aporte da Corsan para colaborar na solução dos problemas de todos os municípios”, afirmou o presidente.



63 visualizações0 comentário