Equipe da Agesan-RS troca experiências com a AGIR-SC

Na última quinta-feira (24), a equipe da Agesan-RS visitou a sede da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), em Blumenau (SC) para trocar experiências e obter mais informações sobre a regulação de resíduos sólidos. O diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, conta que a AGIR vem regulando resíduos sólidos em diversos municípios catarinenses com eficácia, proporcionando a melhoria de tarifas e de estruturas de resíduos sólidos. “Fomos conhecer o trabalho, principalmente em função da nova regulação na agência, além da necessidade de definir tarifas/ taxas até o dia 15 de julho, conforme a legislação federal”, explica Gonzalez.


Na visita, a Agesan-RS teve um dia de reuniões e discussões técnicas com a equipe técnica da AGIR, com a participação do diretor geral da instituição, Heinrich Pasold; da diretora administrativa e institucional, Ana Claudia Hafemann; do gerente de Estudos Econômicos e Financeiros, André Goetzinger; e da engenheira sanitarista, Caroline Hoss.


O grupo também foi conhecer, no dia seguinte, o Parque Girassol do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, na cidade catarinense de Timbó. No local, conferiram um aterro sanitário regulado, bem como todo o processo de triagem dos resíduos recicláveis, atualmente operados por uma cooperativa. A visita foi acompanhada pelo diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.


“Como a Agesan-RS é a primeira agência gaúcha a regular resíduos sólidos, a troca de experiências com as demais agências, principalmente consórcios intermunicipais, é essencial para conhecer os entraves que enfrentaremos neste processo”, afirma o diretor geral da agência. Ele acrescenta que a AGIR é uma das agências que melhor regula resíduos no país.




38 visualizações0 comentário