BALANÇO 2019 DA OUVIDORIA DA AGESAN-RS

A Ouvidoria da AGESAN-RS, instalada em maio de 2019, é o órgão interno da AGESAN-RS que trata das demandas dos usuários. De cunho inovador, organizando não somente as reclamações ou contestações dos usuários, a Ouvidoria da AGESAN-RS tem como objetivo, também, prestar informações sobre as necessidades dos usuários no que tange ao contato com os prestadores de serviço e com demais órgãos fiscalizadores e seus respectivos procedimentos.


Ao longo de 2019, a Ouvidoria se estruturou de maneira a atender ao usuário presencialmente e à distância, por intermédio de canais de comunicação (e-mail e telefone). Desses atendimentos prestados, grande parte se refere às informações aos usuários de quais são os próprios canais de atendimento das prestadoras de serviço.

Contabilizando-se o trabalho nos 7 meses de existência da Ouvidoria, em relação à CORSAN, dos contatos com a agência, 93,32% se deram por telefone, 4,25% por e-mail e 2,43% por atendimento presencial. Já, para a COMUSA, os registros mostram os percentuais de 96% via telefone e 4% via e-mail.

Foram um total de 1317 (mil trezentos e dezessete) manifestações, sendo abertos 95 (noventa e cinco) processos administrativos, sendo que, destes, 77 (setenta e sete) já foram finalizados tempestivamente, isto é, dentro do prazo e em conformidade com os instrumentos normativos vigentes.


A Ouvidoria da AGESAN-RS é, atualmente, administrada pela advogada Daniela Tomaz que planeja para 2020 a implantação da Ouvidoria Itinerante. "Há necessidade de maior aproximação com a comunidade e, para isso, estamos planejando a implantação da Ouvidoria Itinerante, colocando plantões nas agências comerciais da CORSAN e da COMUSA, de modo a permitir uma maior informação aos usuários dos serviços de saneamento e um maior controle social da matéria.", pondera a Ouvidora.




20 visualizações

AGESAN RS - AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

Av. Guilherme Schell, 5626 - Sala 201 -  Canoas | RS

Horário de atendimento: Seg a Sex das 9h às 12h e das 13h30min às 17h