Agesan-RS visita Consórcio de Saneamento da Zona da Mata, em MG

A equipe da Agesan-RS reuniu-se, durante esta quinta-feira (12), com representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab-ZM), na cidade de Viçosa. Na visita, o grupo discutiu a atualização de planos de saneamento básico, o sistema de fiscalização, índices e revisões tarifárias.


Outro assunto abordado foi a implantação do Projeto Acertar, metodologia para auditoria e certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), relacionada aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Tanto a Agesan-RS quanto o Cisab-ZM encontram-se em fase de implementação do programa.


“Podemos acompanhar a realidade de um consórcio que atua como prestador de serviço na área de saneamento e regulador de serviços”, conta o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez. De acordo com ele, esta condição do Cisab-ZM é diferenciada, pois permite levar questões da regulação para dentro do consórcio, para executar as ações. “Uma não conformidade observada na regulação acaba se transformando em uma possiblidade de construção de uma solução a partir do consórcio prestador de serviços”, explica.


Também estiveram no encontro a superintendente do Cisab-ZM, Iolanda Gonçalves; a superintendente de regulação do Cisab-ZM, Luísa Almeida; o diretor de regulação da Agesan-RS, Tiago Luís gomes; o assessor jurídico da Agesan-RS e do Cisab-ZM, Marlon Barbosa; a ouvidora Daniela Tomaz e a assessora ambiental Daniela Rocke.




24 visualizações

AGESAN RS - AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

Av. Guilherme Schell, 5626 - Sala 201 -  Canoas | RS

Horário de atendimento:

Seg a Sex, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h