Agesan-RS inicia trabalho pioneiro de redução de perdas

A equipe da Agesan-RS apresentou, na manhã desta sexta-feira (13), Programa de Redução de Perdas (PRP) para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), uma iniciativa que busca diminuir os desvios no abastecimento de água da empresa. O trabalho já iniciou no dia de hoje em Nova Santa Rita. Além deste município, a cidade de Rolante também foi escolhida para a realização do projeto-piloto do PRP, no qual será feito um diagnóstico da atual situação a fim de possam ser identificadas quais serão as medidas a serem tomadas para se reduzir as perdas do sistema.


“A Agesan-RS, em uma atitude pioneira no Brasil, está definindo este cenário por meio de um programa baseado na metodologia do ProEESA (Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água), que é um sistema tanto da redução de perdas quanto de eficiência energética”, explica o diretor geral do órgão regulador, Demétrius Gonzalez. Ele adianta que, em breve, haverá também o Programa de Eficiência Energética visando à redução de gastos com energia que compõem a tarifa e a consequente mitigação dos impactos ambientais e, ao mesmo tempo, a queda das tarifas para os usuários. “Atualmente, as perdas são bancadas pelos clientes. No momento em que se tiver maior eficiência e menor perda, obrigatoriamente os valores serão diminuídos para todos os usuários”, explica Gonzalez.


À tarde, a equipe da agência conferiu as estruturas da Corsan, em Nova Santa Rita, analisando itens como válvulas redutoras de pressão, hidrômetros e macro medidores. Participaram da ação o diretor de Regulação, Tiago Luís Gomes; o assessor de fiscalização, Vagner Mâncio, a assessora ambiental Daniele Rocke, a assessora administrativa, Virgínia Cardozo, e o assessor de fiscalização, Daniel dos Santos.





51 visualizações0 comentário