Agesan-RS e município de Campo Bom cobram soluções da Corsan sobre problemas com abastecimento

Na tarde de hoje (29), diretores e técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) reuniram-se com o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, e o secretário de Meio Ambiente, Jeferson Müller Timm, além de especialistas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para traçar soluções relacionadas à interrupção de fornecimento de água no município do Vale do Rio dos Sinos. O encontro virtual também abordou o tratamento de esgoto na cidade.


O prefeito destacou que os moradores cobram o abastecimento integral de água e solicitou um cronograma da companhia que envolva o mapeamento das dificuldades recorrentes e a solução para elas. "Para não passar o tempo e os mesmos problemas se repetirem", alertou.


O diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, ressaltou que, em levantamento, foi possível identificar que, desde o início deste ano, ocorreram 32 interrupções de fornecimento de água em Campo Bom, 20 delas estão atreladas ao rompimento de rede ou adutoras. Gonzalez solicitou que a Corsan defina em ofício as próximas etapas de trabalho e encaminhe o documento para a agência. "A Agesan-RS é a única agência do Estado que faz fiscalização programada e não somente sob demanda. Verificamos todos os sistemas, de água e esgoto", disse, ao recomendar medidas planejadas para evitar o transtorno, inclusive, em períodos de estiagem.


O secretário de Meio Ambiente também falou sobre as necessidades do município quanto ao tratamento de esgoto e destinação do lodo, além de questionar sobre a estação de tratamento. Os técnicos da Corsan reconheceram as adversidades enfrentadas e se comprometeram a informar à prefeitura e à agência, por meio de ofício, sobre o calendário de ações, que inclui um programa de substituição de redes antigas.



0 visualização

AGESAN RS - AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

Av. Guilherme Schell, 5626 - Sala 201 -  Canoas | RS

Horário de atendimento: Seg a Sex das 9h às 12h e das 13h30min às 17h