Agesan-RS debate PPP em reunião na Corsan

Representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) participaram, na tarde desta sexta-feira (20), de reunião que aconteceu na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Porto Alegre. O encontro teve como objetivo a apresentação da Metrosul Ambiental, empresa responsável por executar a Parcerias Público-Privada (PPP) da Região Metropolitana.


O diretor-presidente da Companhia, Roberto Barbuti e a integrante da Unidade de Negócios e Parcerias Estratégicas Alessandra Fagundes dos Santos trocaram informações com o diretor geral da Agência, Demétrius Gonzalez. Entre as pautas, estiveram o cronograma e o planejamento da parceria, que visa universalizar o esgotamento sanitário em até 11 anos, nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.


A operação e as obras de ampliação do sistema ficam a cargo da Ambiental Metrosul, enquanto a Corsan responde pela relação comercial com os clientes e mantém-se responsável pelo abastecimento de água. A PPP atinge 1,7 milhão de pessoas, com os propósitos de geração de saúde, de qualidade de vida e de preservação ambiental, contribuindo para a despoluição dos rios Sinos e Gravataí. A Ambiental Metrosul estará dividida em quatro sub-regionais e terá sua base administrativa em Canoas. A empresa administrará 170 mil economias ativas, 76 estações de bombeamento e 30 estações de tratamento de esgoto.


“A Agesan-RS considera fundamental a participação da empresa Metrosul, numa das bacias mais poluídas do Brasil, do Rio dos Sinos, já que a grande parte da poluição é oriunda o esgoto doméstico. Entendemos que ter uma parceira privada na solução, adiantando recursos para a universalização, é uma das metas e uma das soluções possíveis para atender o novo Marco Legal do Saneamento”, comenta Gonzalez.


Pela Agesan-RS, também participaram o diretor de Regulação, Tiago Luis Gomes; a assessora ambiental Daniela Pinho Rocke e o conselheiro do Conselho Superior de Regulação, José Finger.


Foto: Ascom/Corsan



11 visualizações

AGESAN RS - AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

Av. Guilherme Schell, 5626 - Sala 201 -  Canoas | RS

Horário de atendimento:

Seg a Sex, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h