Agesan-RS conhece trabalho de empresa pertencente ao grupo AEGEA

O diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, conheceu, nesta quinta-feira (26), a sede da concessionária Águas de Manaus, localizada na capital do Amazonas. A empresa pertence ao grupo AEGEA, o qual, a partir de 2021, assumirá o serviço de esgotamento sanitário de nove municípios, entre eles, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, cidades reguladas pela Agesan-RS no Estado.


Ele foi recebido pelo diretor-presidente, Renato Medicis, com quem discutiu o abastecimento de água e suas formas de regularização, além do esgotamento sanitário na cidade de Manaus, especialmente as regiões de maior vulnerabilidade social, e a utilização da cobrança pela disponibilidade. “Queremos incentivar o usuário a se conectar à rede de forma a permitir que o sistema de esgotamento funcione”, esclareceu Gonzalez.


Ele explicou que a cobrança de disponibilidade, que a Agesan-RS já faz, “não é um sistema meramente punitivo, mas tem a vinculação com o usuário justamente para estimular as ligações ao esgotamento sanitário”, justificou o diretor geral da agência gaúcha, que também conheceu o Centro de Controle Operacional da concessionária.


Como parte da repactuação do contrato com a empresa Águas de Manaus, a qual também atua no abastecimento de água tratada na capital, a meta é oferecer 80% de cobertura de esgoto até 2030.


“É muito importante para nós poder trocar experiências em torno do saneamento, mais precisamente o esgoto, pois queremos justamente ver os conflitos e acertos que estão tendo aqui em Manaus, para que a gente possa usar como referência na Parceria Público-Privada (PPP) que deverá ser implantada a partir do ano que vem, quando a AEGEA assumirá as estruturas da companhia estadual”, afirmou Gonzalez.




30 visualizações0 comentário

AGESAN RS - AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

Av. Guilherme Schell, 5626 - Sala 201 -  Canoas | RS

Horário de atendimento:

Seg a Sex, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h